Bairros

Postado em 29/12/2016 10:51

Galeota recebe últimos retoques para Festa de Bom Jesus dos Navegantes

.

Share Button
Share Button

Galeota recebe últimos retoques para Festa de Bom Jesus dos Navegantes

‘Fizemos todos os serviços necessários’, disse Domingos, presidente da Devoção do Senhor do Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem
A cortina do camarim foi ajeitada e um pano úmido tirou a poeira da imagem do Anjo Gabriel fixado na proa da embarcação. Os últimos retoques na Galeota Gratidão do Povo foram realizados na manhã desta quinta-feira (29), para a Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem, celebradas a partir de sábado (31).

“Já fizemos todos os serviços necessários na embarcação, como tampar os buracos devido à ação do tempo, pintura, serviço de carpintaria naval”, disse Domingos Renato Falcão, 68 anos, presidente da Devoção do Senhor do Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Ainda na manhã desta quinta, foram trocados alguns dormentes – pedaços de madeira que sustentam os trilhos que levam a embarcação do galpão da Igreja da Boa Viagem para a praia. “Foi necessário devido também à ação do tempo. As pessoas que trabalham na obra encontraram dificuldade pelo fato de parte dos trilhos estarem submersos”, contou Domingos.
Programação
Com o tema “O olhar fixo em Jesus: a vocação da família”, os devotos do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem se preparam para celebrar a festa dos seus padroeiros. Nesta quinta e sexta acontecem o tríduo preparatório para a festa. A cada noite os fiéis se encontrarão na igreja da Boa Viagem, às 20h, e refletem sobre alguns temas.

Como tradicionalmente acontece, no dia 31 de dezembro haverá a descida da galeota Gratidão do Povo ao mar, às 8h. A Missa do Embarque, às 15h30, será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Às 17h, a imagem do Bom Jesus dos Navegantes sairá em procissão da igreja até a galeota e então começa a procissão marítima da Boa Viagem para o cais do Porto de Salvador, de onde a imagem seguirá em procissão terrestre para a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia.

No dia 1º de janeiro de 2017, Dom Murilo presidirá a missa às 8h, na Conceição da Praia. Já na Boa Viagem, os devotos participarão de missa às 9h. Por volta das 10h, terá início a procissão terrestre com as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia e do Senhor Bom Jesus dos Navegantes até o píer da Capitania dos Portos – apenas a imagem de Bom Jesus dos Navegantes será embarcada e seguirá em procissão marítima de volta à Igreja da Boa Viagem.

A procissão marítima deverá chegar à praia da Boa Viagem às 12h30, quando a imagem de Bom Jesus dos Navegantes será recebida pela imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. Após o recolhimento das imagens para a veneração dos fiéis, o templo será fechado às 15h.

As imagens voltarão a ficar acessíveis à população no dia 2 de janeiro, das 18h às 20h30, e nos dias seguintes das 6h às 11h e das 18h às 20h30. No dia 8 de janeiro, acontecerá a reza do terço, às 15h30, e a missa, às 16h, sendo essas duas atividades na Praça da Boa Viagem.

Logo após a missa campal, haverá procissão terrestre, que percorrerá a avenida Luís Tarquínio, passará pela praça Irmã Dulce, Avenida Dendezeiros, Baixa do Bonfim, Rua da Imperatriz e retornará para o Largo da Boa Viagem.

Galeria de Fotos

BUSCAR NO SITE: