Cultura Itapagipe

Postado em 14/01/2017 1:41

Acabou o Bonfim, mas a segunda feira gorda é na Ribeira

.

Share Button
Share Button

Depois de levar milhares de pessoas às ruas da Cidade Baixa na última quinta(12), a Lavagem do Bonfim ainda ecoa em Salvador e os festejos na região prosseguem até a segunda-feira (16), com a Segunda-Feira Gorda da Ribeira.

De acordo com historiadores, romeiros que participavam da lavagem na Colina Sagrada perambulavam pelos bairros vizinhos no final dos festejos, estendendo o fim da celebração profana até a segunda-feira.

Tanto que, antigamente, a data era chamada de Segunda-Feira do Bonfim. A festa ficou conhecida pela migração das barracas para a Ribeira, que atraía um grande número de pessoas, e o famoso cozido procurado pelo público na Enseada dos Tainheiros.

A Segunda-Feira Gorda da Ribeira é uma dos eventos que integram o calendário de Verão da Prefeitura, iniciativa que engloba as festas populares da cidade até o Carnaval.

No dia 29 deste mês, o bairro da Federação louva São Lázaro – protetor contra as doenças – com uma celebração que remonta à tradição católica portuguesa e que engloba missa, tríduo e procissão pelas ruas nas imediações da igreja voltada ao santo.

BUSCAR NO SITE: