Internacional

Postado em 20/01/2017 9:03

Donald Trump toma posse nesta sexta; confira programação da cerimônia

.

Share Button
Share Button

O presidente eleito dos Estados Unidos da América (EUA), Donald J. Trump toma posse nesta sexta-feira (20), quando passa a comandar a maior potencia mundial. Todo o evento, incluindo a cerimônia e a festa pós posse dura mais 12 horas e começa as 12h30 (horário de Brasília).

Ponto principal do evento, o tradicional juramento perante o presidente da Suprema Corte americana, em frente ao Congresso americano, será feito às 15h (horário de Brasília). Trump 45º presidente dos EUA.

Confira a programação (horários de Brasília):

• 12h30: começa a cerimônia de posse, nas escadarias do Capitólio, com espetáculos musicais. Entre os convidados estarão legisladores, integrantes da Suprema Corte e diplomatas. Estarão também os ex-presidentes Jimmy Carter e Bill Clinton, que estará acompanhado por sua esposa, Hillary Clinton, derrotada por Trump nas eleições. Por questões de saúde, o presidente George H.W. Bush não estará presente.

• 14h30: Começam os primeiros discursos. Líderes religiosos farão orações.

• 15h00: Trump repetirá o juramento presidencial, tomado pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts.

• 15h30: fim da cerimônia. Posteriormente, mantendo uma longa tradição, Trump e Pence participam em um almoço no Capitólio.

• 18h00 a 22h00: desfile de posse. O novo presidente e vice-presidente percorrerão os 2,4 km pela Avenida Pensilvânia, do Capitólio até a Casa Branca, acompanhados por 8.000 participantes que incluem representantes das Forças Armadas, escolas e universidades, grupos a cavalo, veteranos de guerra e até uma brigada de tratores.

• 22h00 a 01h00: Trump, Pence e suas esposas participam em três diferentes bailes de gala. Outras festas estão programadas por toda a cidade.

BUSCAR NO SITE: