Eventos

Postado em 26/12/2016 8:30

Festejos ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes começam na terça-feira

.

Share Button
Share Button

Os festejos em homenagem ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem começam na terça-feira (27), a partir das 5h, quando haverá alvorada com queima de fogos e repicar dos sinos. O tema deste ano é “O olhar fixo em Jesus: a vocação da família”.

Ainda no primeiro dia dos festejos, terça-feira, os fiéis participarão da missa às 7h30 e em seguida, ocorre a lavagem do templo e de um momento de oração, que deve acontecer por volta das 9h30. Às 11h, haverá o hasteamento da bandeira da Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes. A última missa deste dia será às 20h.

Já de 28 a 30 de dezembro acontecerá o tríduo preparatório para a festa. A cada noite os fiéis se encontrarão na igreja da Boa Viagem, às 20h, e refletirão sobre sub-temas definidos pela arquidiocese.

No dia 31 de dezembro haverá a descida da galeota Gratidão do Povo ao mar, às 8h. A missa do embarque, às 15h30, será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Às 17h, a imagem do Bom Jesus dos Navegantes sairá em procissão da igreja até a galeota. Em seguida começa a procissão marítima da Boa Viagem para o cais do Porto de Salvador, de onde a imagem seguirá em procissão terrestre para a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia.

No dia 1º de janeiro de 2017, Dom Murilo presidirá a missa às 8h, na Basílica da Conceição da Praia. Já os devotos que estiverem na Boa Viagem participarão de missa às 9h. Por volta das 10h, terá início a procissão terrestre com as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia e do Senhor Bom Jesus dos Navegantes até o píer da Capitania dos Portos.

Apenas a imagem de Bom Jesus dos Navegantes será embarcada e seguirá em procissão marítima de volta à Igreja da Boa Viagem, onde, no mesmo horário do embarque da imagem, o padre Ricardo Henrique presidirá a missa.

A procissão marítima deverá chegar à praia da Boa Viagem às 12h30, quando a imagem de Bom Jesus dos Navegantes será recebida pela imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. Após o recolhimento das imagens para a veneração dos fieis, o templo será fechado às 15h.

As imagens voltarão a ficar acessíveis à comunidade no dia 2 de janeiro, das 18h às 20h30, e nos dias seguintes das 6h às 11h e das 18h às 20h30. No dia 8 de janeiro, acontecerá a reza do Terço, às 15h30, e a missa, às 16h, sendo essas duas atividades na Praça da Boa Viagem.

Imagem de Bom Jesus dos Navegantes chega à Praia da Boa Viagem (Foto: Jefferson Peixoto /Ag Haack)
Imagem de Bom Jesus dos Navegantes chega à Praia da Boa Viagem (Foto: Jefferson Peixoto /Ag Haack)

Logo após a Missa campal haverá procissão terrestre, que percorrerá a avenida Luís Tarquínio, passará pela praça Irmã Dulce, avenida Dendezeiros, Baixa do Bonfim, Rua da Imperatriz e retornará para o Largo da Boa Viagem.

Com informações do G1

BUSCAR NO SITE:

O seu produto no caminho do consumidor
Outdoor, Taxidoor, Busdoor em Salvador e região Metropolitana

(Propaganda em Ônibus),