Itapagipe

Postado em 01/02/2017 10:18

Hemoba intensifica coleta para atender demanda do Carnaval

.

Share Button
Share Button

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) intensificou a campanha de doação de sangue para atender a demanda do período do Carnaval. Segundo a Hemoba, em janeiro deste ano, em comparação com o ano passado, as doações caíram 12%.

A diretora de Hemoterapia da fundação, Iraíldes Santana, explica que, para ser doador, o candidato precisa ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), estar em boas condições de saúde, pesar mais de 60 quilos e não beber nas 12 horas que antecedem à doação. Não é necessário estar em jejum, mas ter dormido pelo menos seis horas antes da coleta.

“O procedimento é totalmente seguro. O candidato é avaliado previamente, em entrevista e com exame clínico. Além do fato de a cidade ficar cheia nesta época do ano, podendo fazer com que a demanda aumente, o maior problema é que, historicamente, o número de doações cai, porque as pessoas geralmente participam de festas, bebem, perdem noites e deixam de estar aptas para doar. Então, é necessário reforçar o estoque com antecedência, com doações regulares”, disse Iraíldes.

Além dos acidentes e doenças que demandam a transfusão ocasional, há doenças que exigem o procedimento periodicamente, tornando a necessidade de haver sempre sangue no estoque.

Onde doar
Atualmente, a Hemoba é composta por 25 Unidades de Coleta distribuídas por todo o estado, além de dois Hemóveis – ônibus que circulam entre empresas e comunidades, a fim de captar doadores voluntários.

Unidades em Salvador
Hemocentro coordenador – Localizado na Ladeira do HGE, a Avenida Vasco da Gama – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30.

Hospital do Subúrbio – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

Hospital Santo Antônio – Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), no Largo de Roma, na Cidade Baixa – De segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13 às 16h.

SAC Cajazeiras – De segunda a sexta-feira, das 7 às 15h

Hemóveis
Roteiros itinerantes, divulgados semanalmente nas páginas da Hemoba

No interior do estado, a Hemoba está presente nos municípios de Eunápolis, Alagoinhas, Hospital do Oeste – Barreiras, Brumado, Camaçari, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antonio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Valença.

BUSCAR NO SITE:

O seu produto no caminho do consumidor
Outdoor, Taxidoor, Busdoor em Salvador e região Metropolitana

(Propaganda em Ônibus),