Bairros

Postado em 27/11/2015 2:39

Praça Irmã Dulce será reinaugurada nesta sexta-feira (27) na Cidade Baixa

Reforma custou R$ 2,8 milhões e ampliou a área da praça para cerca de 18 mil m².

Share Button
Share Button

O prefeito ACM Neto entrega a nova Praça Irmã Dulce nesta sexta-feira (27), às 17h, no Largo de Roma, Cidade Baixa. Segundo a Prefeitura de Salvador, a reforma custou R$ 2,8 milhões e ampliou a área da praça para cerca de 18 mil m².

A reforma englobou 8 mil m² de pavimentação asfáltica, 4,5 mil m² de piso intertravado, 1.550 m² de gramado e 900m² de passeio com meio fio, além de 525 m² de muretas, 600m de drenagem pluvial e nova iluminação. “Esta reforma traz diversas alterações que enriquecem o projeto do memorial Irmã Dulce. Com as intervenções toda a área foi unificada e o local amplia as opções de lazer para a comunidade”, comenta Almir Melo, titular da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), responsável pela execução da obra.

A obra também buscou reordenar o trânsito da região. Quatro novas baias recuadas para ônibus foram construídas para facilitar o fluxo de veículos. “As mudanças ajudam no ordenamento do trânsito local, visto que os pontos de ônibus foram relocados para as novas baias”, explica Melo.

A praça já havia sido requalificada pelo Governo do Estado, sendo entregue em janeiro de 2014. Na ocasião, foi instalado o Monumento Irmã Dulce, obra de arte do artista plástico Bel Borba. O monumento tem mais de oito metros de altura e pesa aproximadamente 20 toneladas.

Novas praças
Segundo a prefeitura, outras nove praças serão entregues até o fim deste ano, com obras coordenadas pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman). As localidades beneficiadas são o Largo do Tanque, Boa Vista de São Caetano, Boca da Mata, Barros Reis, Cidade Nova, Avenida Centenário, Stella Maris e Pero Vaz.

As praças são compostas por mesas de jogos de salão, espaço infantil para crianças com até cinco anos de idade; parque infantil para aqueles que têm entre cinco e doze anos; Casa de Tarzan e minipassarela. Além disso, os espaços contam com totens, pergolado, paisagismo, iluminação cênica e bancos de madeira.

Em Stella Maris, a praça contará com uma nova pista de cooper. Já na praça da Avenida Centenário, a estrutura receberá uma academia de saúde a céu aberto, composta por aparelhos destinados a praticantes de diversas atividades físicas.

“Nossa intenção é ter cada vez mais o cidadão presente nos espaços públicos do município. Isso é bom para a autoestima das pessoas e faz bem à cidade como um todo. Antes, esses locais viviam abandonados, com sujeira e criminalidade. Agora o espaço público está sendo devolvido a quem lhe é de direito: o cidadão”, comenta o titular da Seman, Marcílio Bastos.

BUSCAR NO SITE: