Notícias

Postado em 04/12/2015 10:33

Tarifa do metrô de Salvador começará a ser cobrada com valor igual ao do ônibus

.

Share Button
Share Button

Um acordo entre o governo do estado e a prefeitura de Salvador foi selado para a estabelecer, enfim, uma tarifa de metrô de Salvador. O usuário do transporte coletivo vai pagar o mesmo valor do ônibus. A priori, serão cobrados R$ 3 pelo sistema integrado que inclui, além do metrô, as linhas de ônibus metropolitano e convencional.

Com a possibilidade da tarifa do ônibus em Salvador aumentar para R$3,30 ainda neste mês de dezembro, o bilhete do metrô, necessariamente, vai acompanhar o valor. O usuário pagará uma tarifa e terá direito a andar pelos “três braços” (metrô, ônibus metropolitano e convencional).

O metrô passará a ser cobrado a partir da inauguração da Estação Pirajá, que deve começar a funcionar na segunda quinzena de dezembro.

De acordo com a Secretária Estadual de Comunicação, o governo aguarda apenas os últimos  detalhes técnicos para divulgar oficialmente o valores cobrados e a extensão de todas as linhas, onde os ônibus vão parar e quais entrarão nas estações do metrô de Salvador.

A promotora do Ministério Público da Bahia, Rita Tourinho, em contato com o Bocão News, explicou que um procedimento foi aberto no órgão fiscalizador para acompanhar o acordo sobre o valor da tarifa.

“Na verdade já fizemos quatro reuniões no Ministério Público sobre a matéria e a última resposta que tivemos foi no sentido de que o Estado e o Munícipio estariam chegando a um consenso. Deixamos que os entes decidissem e caso não houvesse um acordo, ajuizaríamos uma demanda”, afirmou Rita Tourinho.

Na opinião da diretora técnica do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), Ângela Levita, a demora do governo do estado estabelecer um valor se deu pela necessidade de viabilizar financeiramente o metrô de Salvador.

“Agora, teremos que conciliar as determinações de dois poderes, a prefeitura e o estado nesta integração. É um fato novo. Acredito que em relação à tarifa, a Sedur teve dificuldades em viabilizar o financiamento deste novo sistema. O estado fez o metrô num padrão altíssimo  e não quer que dê prejuízo”, opinou.

Excluídos

Em audiência pública na Câmara Municipal de Salvador, na manhã desta quinta-feira (3), os vereadores da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais questionaram a exclusão da Casa Legislativa no processo de debate para a se chegar ao valor da tarifa.  O presidente do colegiado, Euvaldo Jorge (PP), o vice-presidente, Pedrinho Pepê (PMDB), além de Arnando Lessa bradaram por causa da falta de informações mais detalhadas sobre a tarifa.

“É constrangedor chegarmos nos bairros, a população perguntar em que pé está e nós, vereadores, representantes dos moradores de Salvador, não termos informação para dar. Para nós, integrantes da Comissão de Transporte, é ainda pior porque temos toda a legitimidade para participar deste debate”, declarou Euvaldo Jorge.

Nota oficial

A Secretaria de Comunicação, através de nota oficial encaminhada ao Bocão News, informou que o valor da tarifa do metrô e o esquema de integração entre os diversos meios de transporte da capital baiana serão amplamente divulgados imediatamente após a definição dos últimos detalhes do início da operação comercial do sistema metroviário Salvador x Lauro de Freitas.

BUSCAR NO SITE: