Notícias

Postado em 22/12/2016 12:22

Verão: amantes dos esportes marítimos colorem a cidade e estimulam novos adeptos

.

Share Button
Share Button

O Verão chegou oficialmente ontem e reforçou o convite para um mergulho no mar. Os cerca de 50 quilômetros da orla de Salvador se apresentam como oportunidade para refrescar o corpo e a alma. Nesta época do ano, os amantes dos esportes marítimos colorem a cidade e estimulam novos adeptos. Surf, stand up, caiaque, canoa havaiana, kite surf e mergulho são alguns dos atrativos das praias da capital baiana.

Verão é sinônimo de férias para os estudantes Pedro Antunes, 14 anos, e João Belfort, 15. Eles passaram direto na escola e agora podem celebrar a amizade dentro d’água na praia de Jaguaribe. Nada de videogame ou celular. O brinquedo preferido deles nesse período do ano é a prancha de surf. “Gosto de surfar no verão porque ainda não tenho tanta experiência e as ondas são menores. Além disso, curto o sol e o clima de tranquilidade”, diz Pedro.

O comerciário Júlio Pereira, 47 anos, surfa desde a idade de Pedro. A experiência fez ele passar a curtir as ondas mais cascudas. Como no Verão o mar tende a ficar mais tranquilo, Júlio decidiu se aventurar em outro esporte. Há três meses, ele comprou uma prancha de stand up pra remar na calmaria da estação. Se as ondas estiverem pequenas, pode ter certeza que Júlio vai estar às 6h da matina no Porto da Barra antes de começar o dia de trabalho. “É a minha malhação. Eu não gosto de academia e então venho remar com o stand up. É qualidade de vida total. Quando saio do mar, já ganhei meu dia. Vou trabalhar feliz”, pontua Júlio.

As belas paisagens registradas em dias ensolarados também renovam as energias do empresário João Luiz Paolilo, 35 anos. Ele pratica canoagem havaiana durante o ano todo desde 2012, mas admite que a empolgação aumenta com a chegada da estação do sol. “No Verão dá mais prazer pelo visual. Tem dias de Verão que o mar está sensacional”.

O visual que está embaixo d’água é o que mais interessa ao estudante Lucas Vieira, 20 anos. Ele é do Mato Grosso, está morando em Salvador há um ano e já começou a desfrutar da facilidade de ter o mar ao alcance a poucos metros de casa. Lucas não se aventura em esportes radicais, mas se amarra em mergulhar com snorkel e pé de pato. “Adoro ver os peixes e estou aproveitando, até porque no Verão o clima é mais agradável”, afirma o morador da Barra.

Jasle Lemos vive momento oposto. O administrador de 36 anos voltou à terra natal em busca de adrenalina. Ele mora em São Paulo há nove anos e aproveita as férias para aprender kite surf.

Jasle inaugurou o Verão ontem fazendo a primeira das oito aulas que terá pela frente com um instrutor. O esporte requer o uso de uma prancha, uma espécie de pipa e técnicas específicas, por isso não dá para se aventurar sozinho. “Gosto muito do mar e queria ter um momento meu. Antes, eu só ia à praia para beber. Agora vou praticar esporte. Vai ser um Verão diferente”.

Fonte: Correio

BUSCAR NO SITE: