Bairros

Postado em 20/11/2015 9:54

Verão de Salvador vai contar com mais quatro trechos de orla requalificados

Nova orla do Jardim de Alah é entregue amanhã; Ribeira e Barra são os próximos.

Share Button
Share Button

Faltando pouco mais de um mês para a chegada do Verão, a orla de Salvador já tem mais quatro trechos de reforma previstos para serem entregues para a população, até fevereiro. O primeiro deles já sai amanhã: com novos passeios, ciclovia, mais acessibilidade e arborização, o novo Jardim de Alah será inaugurado pelo prefeito ACM Neto, que desde o início do mandato já entregou também trechos requalificados na Boca do Rio, Barra, São Tomé de Paripe, Tubarão, Piatã e Itapuã.

Para o mês que vem, outras duas áreas saem do papel. Na primeira quinzena de dezembro, uma nova parte da reforma da Ribeira; próximo do Natal, será o trecho entre o Barracenter e o Clube Espanhol, na Barra (ver abaixo).

Segundo o prefeito, as intervenções fazem parte do plano para transformar a orla de Salvador na mais bem estruturada do país. “Isso integra todo o processo de recuperação da orla que, eu tenho certeza, até o fim de 2016 será a orla mais bem equipada de todo o Brasil”, comentou Neto.

Segundo Tânia Scofield, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), órgão responsável pelo projeto da Nova Orla, as obras no Jardim de Alah buscaram potencializar a vocação do local, que costuma atrair muitos esportistas. “Há um fluxo muito grande de pessoas se exercitando ali, então, buscamos respeitar essa característica”, explicou. A requalificação do Jardim de Alah custou R$ 4 milhões.

Frequentadores
Entre as melhorias realizadas, o alargamento do passeio – que passou de 2,5 m para 6 m de largura – foi o ponto mais comemorado pela enfermeira Isabel Filardi, 42 anos, que costuma fazer exercícios no Jardim de Alah. “A área da gente caminhar junto com ciclistas não suportava a quantidade de gente, principalmente nos fins de semana”, lembrou a enfermeira, que começa sua caminhada na Pituba e, normalmente, segue até o antigo Aeroclube. O piso do novo calçamento, de granito, é semelhante ao utilizado na reforma da Boca do Rio.

Além do calçadão, a ciclovia também foi aumentada e passa a comportar o tráfego de bicicletas nos dois sentidos. “Havia uma ciclofaixa bem estreita e insegura. Colocamos ela dentro do padrão, de 2,4 m de largura”, contou Tânia Scofield.

A nova ciclovia vai beneficiar pessoas como o eletricista Lázaro Guedes, 55. Ele comemorou o fato de agora mais um trecho da orla ter ciclovia. “Só ando de bicicleta por hobby e vou normalmente para Barra, Ondina, onde tem ciclovia. Acho perigoso andar onde não tem uma área reservada aos ciclistas. Espero que essas faixas continuem sendo ampliadas”, afirmou.

Acesso
O local também recebeu paraciclos – espécie de estacionamento de bikes. “Eles possibilitam que as pessoas possam deixar a bicicleta em segurança e ir tomar um banho de mar ou fazer um caminhada”, citou Tânia. Ela lembrou ainda que o estacionamento para carros no local foi mantido.

O projeto também contemplou acessibilidade e arborização. Rampas foram instaladas em todo o trecho de 1 quilômetro, facilitando o acesso de cadeirantes, idosos e portadores de deficiência ao calçadão e até à praia.

De acordo com a presidente da FMLF, coqueiros e outras espécies de árvores foram plantados na área, que tinha pouca vegetação. “A gente ampliou a área pavimentada e o calçadão e, ao mesmo tempo, estamos plantando coqueiros e outros tipos de árvores para sombrear”, diz.

Além disso, três novos quiosques foram instalados para preservar os trabalhadores que já atuam na área. Apesar de a obra ainda não ter sido entregue, ontem, muita gente já aproveitava o novo espaço. O aumento de pedestres circulando foi comemorado pela ambulante Maria Neide da Conceição, 57. “Ficou ótimo. Já tem mais gente andando por aqui e eu espero que venham mais turistas também”.

Inauguração do Jardim de Alah terá atividades de esporte e lazerAlém da cerimônia de inauguração da nova orla do Jardim de Alah, que contará com a presença do prefeito ACM Neto, às 10h, a prefeitura vai promover diversas atividades durante todo o sábado no local, para comemorar a entrega. A partir das 7h, serão realizadas oficinas gratuitas de vôlei de praia, frescobol e prática de exercícios funcionais. As oficinas vão ser ministradas por profissionais das áreas, que vão realizar atividades individuais e coletivas com o público.

Além disso, mais de 200 atletas amadores vão participar de competições de vôlei e de beach soccer, numa parceria entre a prefeitura e a Federação Baiana de Esportes Radicais e Aventura (Febera). Uma competição de surf, com 80 atletas de Salvador, bem em frente à área requalificada, também está programada para amanhã. As disputas serão divididas em quatro categorias e terão o apoio da Associação de Surf do Jardim de Alah.

Para a criançada, o Movimento Salvador Vai de Bike organizou ações que visam marcar a entrega da nova ciclovia. Adultos e crianças que querem aprender a pedalar poderão participar das atividades da Escola Bike Anjo, que vai estar no local das 9h às 12h. Será montado também um circuito de minibike para crianças de 3 a 7 anos, além da Escolinha Bike, com circuitos montados das 9h às 16h.

A trilha sonora do evento ficará por conta do DJ Genildo Santiago.

Novos trechos da Ribeira e Barra serão entregues em dezembro (por Gil Santos)
As obras da segunda e última etapa de requalificação da Ribeira devem ser entregues na primeira quinzena de dezembro, de acordo com a assessoria da Casa Civil de Salvador. Conforme o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, o trecho entre a Cabana Bogari e a Praça Divina está passando por reformas há 1 ano e meio. “O último ponto para a entrega é a retirada de 8 ou 9 postes. A Coelba precisou de um tempo para fazer o serviço, mas amanhã (hoje) eles começam a ser retirados”, afirmou. Nesse trecho, foi criado um calçadão e instalada uma balaustrada.

A prefeitura também instalou mobiliário urbano, equipamento de ginástica e parque infantil. A região recebeu uma via com circulação compartilhada entre veículos, pedestres e ciclistas, melhorias no sistema viário e na iluminação, além da implantação de dutos subterrâneos de serviços – entre o Colégio Costa e Silva e a Praça Divina. “Esse trecho da Ribeira demorou mais porque precisamos trocar de empresa no meio do processo e foi preciso passar a fiação de forma subterrânea, mas será entregue no mês que vem”, garantiu Fontana. Na Barra, o trecho entre o Barracenter e o Clube Espanhol começou a ser reformado em maio deste ano e deve ser entregue na segunda quinzena de dezembro. Nessa região, foram criadas calçadas, ciclovias e feitas melhorias na iluminação e paisagismo. Algumas vias foram pavimentadas e alargadas.

Rio Vermelho: obra entre os largos de Santana e da Mariquita fica pronta antes da Festa de Iemanjá, diz Sindec
A primeira etapa das obras de requalificação da orla do Rio Vermelho tem previsão de entrega para o início de fevereiro, antes da tradicional Festa de Iemanjá, celebrada no dia 2. É o que garante o titular da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana, citando o trecho entre o Largo de Santana e o Largo da Mariquita, além de parte da Rua da Paciência.

“Está tudo dentro do esperado. Estamos trabalhando as valas e os dutos subterrâneos. Algumas ruas já estão pavimentadas e a previsão de entrega desse primeiro trecho é até 2 de fevereiro”, declarou.

Os largos também estão sendo reformados. Entre as intervenções está a implantação de dutos subterrâneos de serviços, passeios e ciclovias. No local haverá circulação compartilhada entre veículos, pedestres e ciclistas. O bairro também receberá paisagismo.

Galeria de Fotos

BUSCAR NO SITE: